O Rock e as Rádios Independentes, uma necessidade contemporânea
27/11/2020 20:38 em Música
Salve salve galera que curte a rádio Plano B, é um enorme prazer estar com vocês aqui na coluna "Rock pra Ler".
E por falar em rock - esse velho maldito da musica que a mídia insiste tanto em dizer que está morto - aproveito pra dizer que ele está vivo. Sim, muito vivo!
Mas temos de olhar as coisas através do copo meio cheio. Com a revolução da internet e a descentralização do poder de distribuir musica, que agora pode ser feita por nós, os meros mortais tanto quanto as grandes corporações, o que chega aos ouvidos daqueles que buscam um bom conteúdo para ouvir acaba sendo mais refinado e original, sem tantos clichês, que eram obrigatórios quando vinham somente pela via das gravadoras.
Aliás, até esse modelo mudou. Hoje os selos e empresas da musica ganham dinheiro não mais através dos lançamentos e venda de música, mas sim gerenciando os artistas como empresários, ou seja o lucro vem das turnês e eventos, e os lançamentos passaram a ser um chamariz pra isso. Isso pode ser bom para as gravadoras, mas com certeza não e bom para o artista, então temos cada vez mais bandas e músicos trabalhando de forma independente, na tentativa de que o dinheiro arrecadado possa ser um pouco maior e que o som produzido possa ser mais original, sem tantas exigências quanto ao proprio repertório ou até mesmo como se comportar no palco, coisas que eram bem comuns antes.
Bom, dito tudo isso, pairam no ar perguntas que todos fazem: Onde isso tudo vai parar? O Rock continuará vivo? Teremos um revival do rock nas rádios?
Não sabemos essas respostas, mas eu tenho uma boa dica: Assim como a música tem buscado uma independência maior, isso também esta acontecendo nas rádios. Vejamos: na grande mídia temos hoje somente rádios pseudo-rock. Uma que se diz moderna, mas só mostra o que lhe convém e uma classic rock, que nao é ruim, mas pela própria proposta dificilmente traz algo novo. E tem algo de ruim que todas têm, embora jurem de pés juntos que não: o jabá. Se você quiser tocar sua musica em alguma rádio, pode preparar o bolso, pois não é barato. Pra ficar um mês no ar em uma radio FM, pode ter certeza que o valor gasto será maior que o carro que você dirige. Salvo excessões, se você não tiver um contato forte é esse o caminho que você vai trilhar. E quem tem grana pra isso? Ninguém (no máximo um ou outro "sortudo"), então você terá de ter um patrocínio, e é nesse momento que começa a se repetir a historia de dependência que eu contei no começo.
Bom, nem tudo esta perdido, pois é nesse contexto que entram as rádios independentes. Essas sim podem mudar tudo, pois não tem amarrras como as radios tradicionais que já estão ai a tanto tempo. Se você é musico e quer divulgar seu trabalho, esse é o caminho. É claro que a audiência é mais restrita, mas por outro lado, aqueles que ouvem uma rádio independente são fãs reais de musica e de bom conteúdo. Ninguém sintoniza uma web rádio por acaso, só por que passou o dial e ouviu uma música que interessou. Isso ocorre nas grandes rádios. Nas pequenas ocorre o contrário: Um amigo indica para outro, que vai dividindo isso com outros amigos e assim por diante. No final, quem "sintoniza" um site ou app para ouvir algo independente são aqueles que realmente gostam daquilo que estão ouvindo. Pra mim, que também sou músico independente, esse é caminho mais sólido. Quem ouve e comenta algo com certeza fez isso por que gostou do som. E nao adianta ter um alcance gigante de ouvintes se esses não estão nem aí pra você.
E tem muita radio bacana assim hoje, que buscam exatamente isso, divulgar novos artistas e ao mesmo tempo manter a chama da boa musica viva. Nossa querida Radio Plano B é um ótimo exemplo, formada por músicos independentes e amantes do Rock, todo o conteúdo é feito pensando em atrair você ouvinte para uma experiência única: a de ouvir musicas novas e clássicas que as rádios normais não tocam e ainda por cima com conteúdo exclusivo, feito por quem mais sabe do assunto.
Meu recado final pra vocês é: surfem a onda, ouçam, interajam e divulguem, ou simplesmente se divirtam ouvindo tudo que temos pra contar. E vamos juntos criar mais uma página na história do rock e da boa musica em geral.
Lets rock!!!!

Zé Vedovato
www.radioplanob.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
RADIO PLANO B